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Na gestão moderna, as pessoas que trabalham na empresa vem antes do cliente

domingo, 3 de abril de 2011

QUEM MERECE A ATENÇÃO DO GESTOR: O CLIENTE OU O COLABORADOR?


Ambos, mas é muito comum ouvirmos a frase "o cliente em primeiro lugar". É claro que o cliente deve ser atendido com excelência, mas quem o atende são seus colaboradores. Insatisfação, conflitos, frustração e caos emocional, são intangíveis percebidos à distância pelo cliente. Portanto, se você é empresário ou gestor, não se iluda.

Nesta nova era, a dinâmica dos negócios tem mudado de forma acelerada. É preciso entender que as pessoas que acordam todos os dias e lutam pelas metas da empresa precisam ter condições de trabalho e fatores que geram desafio e motivação. Esta é uma arte para poucos.

O primeiro passo é conhecer a cada uma das pessoas que fazem parte da equipe. O segundo é entender suas reais necessidades, seus valores e metas pessoais. Não basta pagar, comandar, controlar e punir. É preciso comprometer-se com as pessoas para que elas se comprometam com o negócio, entender o que cada um dos membros do time precisa para trabalhar melhor, aprender sobre diversidade humana e sobre como as pessoas interagem para desempenhar seus diferentes papéis.

A isto chamamos de liderança do século 21.

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