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‘Os LAÇOS AFETIVOS no trabalho’ X lucratividade empresarial

domingo, 28 de abril de 2013


Ester Garcia – Especialista em Psicologia Positiva.

Quando as pessoas têm emoções ou afetos positivos elas podem alargar o seu repertório de ações. Estas emoções propiciam a construção de novos recursos pessoais, incluindo recursos físicos, intelectuais e sociais

 Muito se tem estudado sobre satisfação e comprometimento com o trabalho, mas ainda, não existe um consenso sobre o assunto. Alguns adotam uma definição de natureza cognitivista, outros, de natureza afetiva.  Quando as pessoas têm emoções ou afetos positivos elas podem alargar o seu repertório de ações. Estas emoções propiciam a construção de novos recursos pessoais, incluindo recursos físicos, intelectuais e sociais. Como estas emoções positivas podem corrigir, restaurar ou desfazer os efeitos acarretados pelas emoções negativas, tanto do ponto de vista psicológico como fisiológico, elas acabam promovendo o bem-estar e a saúde (FREDRICKSON, 1998).

Siqueira e Gomide Jr. (2004) comentam que existem aqueles que defendem a adoção de uma visão unidimensional para a satisfação no trabalho, como uma atitude geral ante o trabalho como um todo, não se considerando aspectos específicos, enquanto outros preferem considerar diversos de seus componentes, capazes de desencadear nos indivíduos diferentes graus de satisfação. Siqueira (1995) esclarece que a satisfação do trabalho é multidimensional, tratando-se de um vínculo afetivo positivo decorrente de satisfações obtidas em cinco domínios específicos, a saber: nos relacionamentos com as chefias, com colegas de trabalho, com o salário e com oportunidades de promoção e pela satisfação com as tarefas realizadas.

Relacionamento com as chefias e com os colegas de trabalho são dimensões relacionadas ao ambiente de trabalho. Salários e oportunidades de promoção referem-se à retribuição conferida aos empregados, e a satisfação com as tarefas tem relação com as próprias tarefas. É interessante observar a natureza complexa destas relações. Estas emoções, quando presentes, levam à criação de vínculos das pessoas entre si, com o trabalho e com a organização.

 

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