Data: 08 e 09 de fevereiro de 2012 – Salvador – Tulip Inn Hotel
Objetivos:
Objetivos:
•Capacitar os participantes para planejar e implantar um sistema de gestão por competências na organização
•Fornecer instrumentos para o processo de desenvolvimento e implantação do sistema de gerenciamento de desempenho de equipes
Público-alvo: Profissionais responsáveis pelo gerenciamento do desempenho referente às funções administrativas, técnicas e operacionais na empresa.
Metodologia: Exposição dialogada e interativa, exercícios práticos, análises situacionais, jogos empresariais, estudos de caso, trabalhos em grupo.
Carga horária: 16 horas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I - O SISTEMA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
•Definição de competências
•Vantagens do sistema de gestão por competências
•Estrutura do Modelo de Competências
•Como definir as competências técnicas e comportamentais
•Estratégias, Metodologias e Ferramentas
II. MÉTODOS E TÉCNICAS PARA A GESTÃO DO DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS
•As avaliações centradas em metas e objetivos
•As avaliações orientadas ao desenvolvimento do profissional
•As avaliações orientadas à análise do perfil e do potencial
•Como estruturar o processo de avaliação de desempenho
•Tipos de instrumentos de avaliação de desempenho e suas aplicações
•Métodos, técnicas e modelos de avaliação de desempenho atuais
•Avaliação por competências como parâmetro na análise e orientação profissional
•As múltiplas dimensões de percepção para a avaliação de desempenho
•Como determinar padrões de desempenho e medir os resultados
III – A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E O GERENCIAMENTO DO DESEMPENHO
•Condições necessárias para a implantação do processo de avaliação de desempenho
•Benefícios da Avaliação de Desempenho
•Avaliação de desempenho tradicional x atual
•Objetivos que o sistema de desempenho pode atingir
•Competências da área de RH para implantar a Avaliação de Desempenho
IV. ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
•Diferenças individuais e os níveis de competências
•Causas das diferenças individuais de desempenho no trabalho
•Motivação e desempenho humano
•Os perfis profissionais e ocupacionais e o processo de avaliação de desempenho
•Instrumentos de avaliação e as dimensões de competências
•Avaliação de Potencial aplicada à Gestão por Competências
•Exercícios práticos
V. GERENCIAMENTO DO DESEMPENHO NA PRÁTICA
•Como treinar os responsáveis pela avaliação de desempenho
•Em que os avaliadores precisam ser treinados
•Objetivos a serem atingidos com o treinamento dos avaliadores
•Como conduzir uma entrevista de acompanhamento de desempenho
•Exercícios práticos de entrevistas (simulação e feedback)
•Etapas e procedimentos a serem adotados na entrevista de acompanhamento de desempenho
•Análise dos resultados
•Metodologia para análise dos resultados planejados
•O manual dos avaliadores: discussão de um modelo básico
VI. O PAPEL DA LIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA NO GERENCIAMENTO DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO
•Práticas de liderança e os impactos no sistema de avaliação de competências
•Implicações da inadequação dos estilos de liderança e seu impacto no desempenho individual e a equipe
•Habilidades necessárias ao líder para um adequado gerenciamento do sistema de desempenho de equipes
FACILITADORA: Jacqueline Cerqueira
Exerce atividades de consultoria com ênfase em Gestão por Competências e Gerenciamento do Desempenho organizacional, em empresas de diversos segmentos no Brasil.Profissional generalista na área de Gestão de Pessoas, com foco em Desenvolvimento e Retenção de Talentos; Assessment; Pesquisa e Diagnóstico de Clima Organizacional; Identificação e Análise das Necessidades de T&D; Gestão por Competências; Elaboração e Aplicação de Indicadores de Gestão do Desempenho; Implantação da área de Benefícios; Implantação de PQV- Programas de Qualidade de Vida no Trabalho.
Experiência de vinte e três anos na área de Desenvolvimento Organizacional, em empresas de médio e grande porte, atuando na implantação e implementação de processos relacionados à Gestão de Pessoas.
Mentora do PGG – Programa de Gestão Gerencial® e PGP - Programa de Gestão Profissional ®, pautados na metodologia assessment e voltados para o alinhamento e desenvolvimento de equipes gerenciais, tendo expressiva validação de resultados em inúmeras organizações.
Expressiva atuação como facilitadora de aprendizagem, utilizando metodologias inovadoras e reconhecidas no campo do desenvolvimento humano e organizacional.
Docente de cursos de pós-graduação com foco em Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social, Gestão do Terceiro Setor e Empreendedorismo.
Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social – FVC/CEPPEV. Pós-graduada em Consultoria Organizacional – Centro de Estudos Sócio-Econômicos. Formação em Jogos Empresariais e Jogos Cooperativos- MRG e UNIMONTE. Practitioner em Programação Neurolinguística - Metaprocessos Avançados - SC. Certificação em Personal and Executive Coach – INAP.
Articulista ativa de sites especializados em Gestão de Pessoas.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Horário: 08:30h às 17:30h
Carga Horária : 16h
Investimento: R$ 880,00
Carga Horária : 16h
Investimento: R$ 880,00
Incluso: material didático, coffee-break e certificado
Políticas de Desconto e Benefícios:
Acima de 03 inscrições da mesma empresa : desconto de 10%
Empresas associadas Wec: desconto de 10%
Empresas/Profissionais associados à ABRH: desconto de 10%
Estas práticas de descontos não são cumulativas.
INSCRIÇÕES
(11) 7228-4403 / 3171-2307 - holos@holos.pro.br - sergio.pinheiro@holos.pro.br - www.holos.pro.br
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