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Por que os profissionais atuais estão frustrados?

quarta-feira, 8 de setembro de 2010



Nos últimos anos ouvimos muito falar sobre o stress. Gerenciar o stress, usar o stress a seu favor, etc. Muitas vêm sendo apontadas como causas comuns de stress. Falou-se muito do desequilíbrio entre vida e trabalho.

Na pesquisa realizada pela Weigel coaching nos cases corporativos, um novo fator chamou atenção: a causa do stress atual não é o desequilíbrio e sim a frustração de maneira geral.

Da amostra, somente 15,18% estão muito satisfeitos com o trabalho e 61,50% estão parcialmente satisfeitos e apontaram um sentimento muito evidente de frustração.

Com o quê?

Com o cenário, com a demanda, com os gestores, com a baixa capacidade de gerenciar o tempo, de fazer as entregas esperadas. De forma não estruturada, muitos profissionais questionam qual é o retorno que terão pelo esforço extra e pelo aumento das responsabilidades assumidas.

Sabemos que exigir mais resultado sem dar condições para tal causa um enorme stress. Ou seja, o recado é: "Precisamos que você venda mais, mas das duas assistentes atuais, decidimos que você permanecerá somente com uma porque estamos cortando custos.". Fórmula de fracasso.

Existem variáveis que podem estar gerando a frustração atual. Alguns vêm se destacando:

1. Falta de clareza em relação aos objetivos da empresa.

2. Falta de clareza dos papéis, que não é cargo. É quem faz o que exatamente. Qual é a responsabilidade que tenho no cargo e como minha atitude afeta o outro e o ambiente.

3. Falta de foco e priorização de projetos corporativos.

4. Falta de um Projeto de Vida onde o projeto de carreira se apóie.

5. Falta extrema de habilidades comportamentais.

Cada um dos itens gera um impacto negativo de grande ou pequeno porte, e afeta o resultado corporativo.

Só o profissional poderá achar respostas e saídas para sua carreira. A empresa influência o ambiente e a gestão determina o comportamento do grupo de pessoas da organização.

É hora de definirmos melhor nossos papéis no trabalho, no cenário e no mundo, e é hora das empresas entenderem as reais necessidades de seus liderados.

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