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O LÍDER NA ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

domingo, 9 de junho de 2013



O papel da liderança é essencial para o sucesso de uma empresa já que dará suporte e direção aos liderados para o alcance dos objetivos organizacionais.  Líderes eficazes despertam confiança, segurança, credibilidade e conduzem suas equipes com assertividade, devendo possuir habilidades especiais para administrar os conflitos.
 Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo evolutivo dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento de qualquer sistema seja ele econômico, social, familiar, político ou organizacional. O conflito ocorre quando uma das partes relacionadas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar seus interesses ou onde existe a “invasão do espaço alheio”.

Os relacionamentos interpessoais decorrem sempre de duas fontes: “eu” e “outro(s)” e onde existe interação entre as pessoas ocorrem diferenças de valores, ideias, personalidade, atitudes, percepções, interesses, comportamento e vivências que podem gerar conflitos. Então podemos dizer que em todo lugar onde existam relacionamentos interpessoais haverá conflitos entre pessoas e grupos, o que deveria ser relativamente normal. A diferença está em como esse conflito será estabelecido e gerenciado e em até que ponto a tensão e o desacordo podem causar prejuízos para as pessoas e para o ambiente laboral.

Nesse contexto, inserem-se os líderes que desempenham um papel significativo na resolução dos conflitos. Alguns deles acreditam e veem nos problemas, oportunidades de crescimento, desenvolvimento e de melhor relacionamento entre as pessoas de sua equipe. Outros líderes evitam ou reprimem os conflitos, são omissos e  utópicos. Existem aqueles que tentam resolver o problema à sua maneira, de forma ditatorial. Nesses últimos casos os líderes demonstram ineficácia ao lidarem com as situações conflituosas, comprometendo as metas e resultados das organizações.

Os conflitos mal administrados causam insatisfação tanto para o trabalhador como para a empresa, gerando desmotivação, baixa produtividade e desempenho insatisfatório dos profissionais. Já quando os conflitos são administrados com eficácia, resultam em mudança e evolução organizacional, oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Os líderes devem agir assertivamente para auxiliar na administração de conflitos da sua equipe, mas para isso é necessário desenvolver habilidades para lidar nessas situações. Seguem algumas dicas:

ü  entender a causa do conflito, já que as principais razões se encontram na diferença de interesses e valores.

ü  estabelecer o diálogo - ouvir os lados envolvidos.

ü  falar da situação conflituosa, mesmo que seja difícil.

ü  não ser agressivo ou hostil.

ü  ter uma postura racional, não se contaminando emocionalmente quando houver discussões mais ríspida.

ü  focar no resultado.

ü  demonstrar o lado positivo da questão.

ü  manter o autocontrole.

            Diante de qualquer conflito o líder deve manter o equilíbrio entre razão e emoção, procurar as soluções e não os culpados, analisar a situação de forma crítica e reflexiva, manter um clima de respeito. Durante todo o processo o líder deve incentivar a negociação, criando uma transação genuína, produtiva e comprometida. Ao final o líder levará as partes a restabelecerem o vínculo e a construírem uma relação positiva.

Nas equipes eficazes os conflitos são vistos como essenciais para a evolução do pensamento criativo, proporcionam a união dos participantes na busca de soluções e motivam as pessoas a resolverem problemas em prol de um bem comum.

Profa. Dra. Yeda Oswaldo é doutora em Psicologia, mestra em Educação, Psicóloga Organizacional. Website:  www.yedaoswaldo.com.br

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