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CURSO DE FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - A FACILITAÇÃO DA ESCOLHA

domingo, 2 de junho de 2013



3ª. Turma em Salvador – Período  previsto: Abril de 2013 a Julho de 2014

Realização: 
INSTITUTO DO SER – Orientação Profissional e de Carreira – www.instserop.com.br
Coordenação e Organização em Salvador – CIN Capital Intelectual – www.cinrh.com.br

A Orientação Profissional ou de Carreira tem se caracterizado cada vez mais como um trabalho interdisciplinar, onde vários profissionais são chamados a responderem a demanda de jovens e adultos que estão em busca de seu futuro profissional ou de novas carreiras.

A dúvida na hora de escolher uma profissão não é mais privilégio de adolescentes às vésperas do exame vestibular. Adolescentes que não têm acesso à universidade e adultos em meio de carreira também se questionam e decidem buscar ou mudar o rumo da sua vida profissional. Assim, necessitam de uma orientação sobre que rumos tomar no sentido de tornarem-se melhores profissionais e sentirem-se mais realizados.

Por outro lado, jovens e adultos são confrontados, cada vez mais, com a necessidade de responsabilizarem-se pela sua escolha profissional, frente às transformações do mundo do trabalho atual.

O papel do orientador profissional é o de facilitador do processo de escolha, devendo oferecer à população condições de se conhecer melhor e ao mundo do trabalho em constante transformação, para assim poder escolher com maior autonomia.

O curso proposto tem por objetivo formar profissionais com uma visão crítica e abrangente da realidade do mundo ocupacional e com condições de atuarem dentro de suas competências, e de acordo com o seu papel com base em sua formação, dentro de empresas, escolas ou outras instituições no planejamento de projetos individuais ou institucionais de orientação profissional e de carreira.

OBJETIVO DO CURSO: Formação teórica, técnica e prática em Orientação Profissional e de Carreira, destinada a profissionais engajados no processo de escolha de jovens e adultos.

PÚBLICO ALVO:  Psicólogos, Pedagogos e profissionais de áreas afins, que trabalhem diretamente com as questões da escolha profissional de jovens e adultos. Também destinado a alunos do último ano destes cursos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Apresentação institucional, do curso e do grupo.
Sobre identidade – fundamentos teóricos: a formação da identidade ocupacional; a constituição de identidade do orientador profissional.
Análise histórica da Orientação Profissional, com base em documentos publicados no Brasil e pela IAEVG/AIOSP – International Association for Educational and Vocational Guidance. Teorias da OPC na vertente psicológica – autores e teorias.
Orientação profissional voltada para a juventude: escolha da profissão – abordagem prática.
As diferentes abordagens em OPC: clínica, organizacional e educacional – fundamentos teóricos.
Orientação Profissional em grupos: Planejamento por encontros e a utilização de técnicas específicas em Orientação Profissional, de Carreira e Aposentadoria (OPCA) – abordagem pratica.
Programa de orientação profissional intensivo, planejamento e técnicas.
Trabalho e compromisso social – fundamentos teóricos e abordagem prática.
Vertente teórica da Psicologia Social como fundamento do trabalho em OPC.
A família no processo de orientação do jovem – abordagem prática.
Introdução para o desenvolvimento de trabalho teórico, prático ou projeto em orientação profissional, reorientação profissional, planejamento de carreira e aposentadoria, como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
Programa de orientação para aposentadoria – Aposent-Ação – fundamentos teóricos e abordagem prática.
Jogos específicos da área de OP carreira e aposentadoria (OPCA) – fundamentos teóricos e abordagem prática.
O atual cenário do mundo do trabalho: significados e sentidos do trabalho na contemporaneidade – fundamentos teóricos e pesquisa.
Orientação profissional voltada para adultos: reorientação e planejamento de carreira – fundamentos teóricos e abordagem prática.
A psicologia do projeto e a abordagem genealógica da escolha profissional: Genoprofissiograma – fundamentos teóricos e abordagem prática.
Programa de Orientação Financeira (PROFIN) – fundamentos teóricos e abordagem prática.
Pesquisas em OPCA.
Estudos de caso em Orientação Profissional, de Carreira e Aposentadoria – análise e fundamentação
Apresentação dos trabalhos de conclusão de curso (TCC).

PROFESSORAS:

Marilu Diez Lisboa – CRP: 06/38460-8. Transferido do 07/0612 (currículo lattes)
Psicóloga e Orientadora Profissional.
Bolsista FAPESC, desenvolvendo trabalho junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina.
Mestre em Psicologia Social, com dissertação em OP, PUCSP.
Doutora em Psicologia Social, com tese em OP, PUCSP.
Pós-doutora com pesquisa sobre Juventude e Trabalho, UNESP, subsidiada pela FAPESP.
Organizadora e co-autora de livros e autora de artigos científicos em OP.
Presidente fundadora, 1993/95, vice-presidente 2001/03 e atual conselheira da ABOP.

Dulce Helena Penna Soares – CRP: 12/096 (currículo lattes)
Psicóloga e Orientadora Profissional, de Carreira e para Aposentadoria.
Psicodramatista.
Professora do Programa de Pós-Graduação e de Graduação em Psicologia da UFSC e coordenadora do Laboratório de Informação Profissional LIOP/UFSC.
Mestre em Psicologia da Educação, dissertação em OP, UFRGS.
Doutora em Psicologia Clínica, com tese em OP, Paris – França.
Pós-Doutora com pesquisa sobre Aposentadoria e tempo livre no GPPC/ UFRGS
Autora, organizadora e co-autora de livros e autora de artigos científicos em OP.
Presidente, 1997/99, tesoureira, 2001/03 e atual conselheira da ABOP.

Início previsto: 08 e 09 de Junho  de 2013 – a confirmar.

Carga horária: 240h

Local de realização das aulas: FUNDAÇÃO CEFETBAHIA - Rua Boulevard América, no. 749 - Jardim Bahiano - Nazaré - Salvador / Bahia.

Horário das aulas: 
Sábado – das 8h às 12:30h e das 14h às 18:30h
Domingo – das 8h às 12h, das 12h às 12:45h brunch no local e das 13h às 16:30h.

Cronograma (aulas presenciais): 07 módulos

2013
08 e 09 de Junho
03 e 04 de Agosto
05 e 06 de Outubro
30 de Novembro e 01 de Dezembro

2014
15 e 16 de Março
10 e 11 de Maio
Julho – datas a confirmar

* Nos meses em que não houver aula presencial serão realizados os estudos orientados pelas professoras.

INSCRIÇÕES
Taxa de Inscrição: R$ 200,00 (incluindo material didático do curso).

INVESTIMENTO –  15 MENSALIDADES
Pessoa Jurídica: R$ 430,00.
Profissionais: R$ 340,00.
Profissionais (que não completaram um ano de formados): R$ 290,00.
Estudantes (dos últimos semestres dos cursos afins com o tema): R$290,00.

VAGAS LIMITADAS para assegurar o aprofundamento das discussões e vivências.

CERTIFICADO: para ter direito ao certificado é exigida presença de no mínimo 75% nas aulas e apresentação do TCC.

EVENTUAIS DIFERENÇAS ENTRE AS TURMAS
As eventuais diferenças existentes entre as turmas se devem a questões regionais, número de professores convidados – dependendo da disponibilidade de cada região, bem como distâncias para a locomoção dos docentes. A ESTRUTURA e o NÚMERO DE HORA/AULA COM AS PROFESSORAS TITULARES se mantém.

O Instituto do Ser se compromete, em caso de alteração da data de início do Curso ou cancelamento – na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à formação da turma: garantir ao (à) aluno(a), sem a cobrança de qualquer correção, a devolução do valor da inscrição caso o curso de formação seja cancelado. Do contrário, não haverá restituição, porém, o aluno, na situação de desistência, poderá, caso deseje, solicitar que sua inscrição seja transferida para a turma seguinte, sob a condição de reajuste de custo, caso houver. Para pessoas de outros Estados ou Municípios sugerimos que os interessados certifiquem-se através de e-mail sobre a confirmação da data de início do CURSO DE FORMAÇÃO antes de comprar passagens aéreas ou terrestres e realizar despesas de outra ordem (reservas, hospedagens).

Contato: CIN – Capital Intelectual: Psic. Maria Isabel Drummond Oppel 
Telefone(s): (71) 3172.8500 ou (71) 9975.3435
E-mail: isabeldrummond@cinrh.com.br

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