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LÍDER ASSERTIVO: O LÍDER COMPLETO

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

As organizações estão buscando cada vez mais líderes com competências que estejam vinculadas a um desempenho que supere todas as expectativas. Sabe-se, no entanto, que uma liderança pode ser construtiva, destrutiva ou inspiradora.

 Nesse contexto, insere-se a liderança assertiva, que ganha destaque no mundo corporativo por estar baseada na conquista, na confiança, na delegação de tarefas e no exercício da influência sobre a equipe para o alcance dos objetivos organizacionais.

Os líderes assertivos possuem muitas habilidades, dentre elas o equilíbrio emocional na resolução dos conflitos, o envolvimento e o comprometimento com o time. Essas habilidades são fundamentais para a criação de vínculos com a equipe de forma que as pessoas acabam fazendo aquilo que os líderes esperam deles.

 Toda credibilidade demonstrada pela liderança assertiva é sustentada pelas relações interpessoais, cuja troca é harmoniosa e construtiva, em que a equipe tem liberdade para discordar ou concordar das ideias dos líderes, sem perder de vista os resultados e objetivos da empresa. Existe um diálogo baseado da legitimidade e no respeito mútuo.

O exercício do poder não é imposto ou baseado na coação, mas na busca do diálogo em que a verdade se aplica aos colaboradores que se comunicam tal como são. Assim, uma pessoa passa credibilidade quando o interlocutor lhe atribui o conceito de ser e parecer verdadeiro, o que é compreendido como uma comunicação assertiva.

Todos se beneficiam com uma liderança assertiva, principalmente a equipe, que pode expressar suas opiniões com tranquilidade, sem provocar inimizades e se sente à vontade para discutir os problemas e encontrar soluções que atendam os interesses de todos os envolvidos. Esse estilo é considerado construtivo porque procura soluções em vez culpados, a relação é de confiança onde os colaboradores recebem “feedback” de seu desempenho e tratam os conflitos como algo natural.

 Para as organizações, a prática da liderança assertiva reduz a tensão entre as pessoas e acelera a solução dos problemas, contribuindo para o aumento da produtividade, já que o clima interno satisfatório e ético reflete na qualidade do produto ou serviço final destinado aos clientes.

 Seguem alguns indicadores do perfil do líder assertivo:

·       Não aprova conversas improdutivas. Expressa suas ideias, sentimentos e necessidades com naturalidade, clareza e objetividade.

·       É contra as dissimulações e disfarces. É transparente nas suas intenções, deixa a equipe confiante para cumprir os objetivos da organização.

·       É contra a centralização do poder. Compartilha com a equipe o planejamento das metas a serem atingidas e juntos buscam soluções.

·       É contra a negatividade. Analisa as situações com cautela e proatividade.

·       É contra a inflexibilidade, a rigidez de pensamento e a intolerância.

·       É contra depreciar as pessoas. Sabe ser firme sem magoar as pessoas.

·       É contra o desperdício do seu tempo. É focado e determinado na solução dos problemas.

Entende-se portanto, que ser um líder assertivo não significa ser um super-herói mas sim que nesse estilo de liderança procura-se humanizar as relações interpessoais na busca pelos resultados.

Profa. Dra. Yeda Oswaldo, psicóloga, doutora em psicologia & coach. Ministra o curso MASTER EM LIDERANÇA E GESTÃO - MLG - LÍDER COACH. Saiba mais em: www.infinityative.com.br

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